sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Novo domínio da web funciona como "agenda telefônica"

Empresas e organizações de todo o mundo podem registrar, a partir desta quarta-feira, endereços com o domínio .tel. O novo domínio pretende formar uma espécie de agenda mundial "em nuvem", acessível por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet, para centralizar e publicar contatos e informações das companhias ou indíviduos detentoras do endereço.
O objetivo do .tel é indicar mais do que um website, reunindo números de telefone, endereços de e-mail, dados de GPS e links para outros sites, como redes sociais, por exemplo. Informações mais particulares poderão ser disponibilizadas apenas para pessoas autorizadas.
Todas essas informações serão armazenadas diretamente no DNS (Domain Name System), e não em um servidor, informou o jornal norte-americano The New York Times. Assim, toda vez que algum contato for atualizado, as pessoas que têm aqueles dados armazenados nas agendas de seus celulares, por exemplo, receberão a atualização automaticamente.
O domínio também permite o registro de palavras-chave para facilitar que o endereço seja encontrado por mecanismos de busca na web, segundo a BBC.
Detentores de marcas comerciais podem registrar um domínio .tel até o próximo dia 2 de fevereiro, por meio de organizações credenciadas pela ICANN. Depois desse prazo, o domínio estará disponível para o público em geral. Maiores informações podem ser obtidas pelo site da Telnic, empresa responsável pelo .tel: www.telnic.org (em inglês).



Fonte: http://www.terra.com.br/

Por: João Marcos Pinto - 20770056

Nenhum comentário: