terça-feira, 25 de novembro de 2008

O preço de ser CEO: você quer pagar?


O CEO (sigla em inglês para diretor executivo) precisa ser excelente em três aspectos: ele precisa melhorar continuamente os resultados do negócio, estar sempre desenvolvendo suas competências enquanto profissional e saber lidar com a equipe, de maneira que ela apresente bons resultados .Em resumo, o executivo deve ser bom. Bom o suficiente para fazer análise de mercado e planejamento estratégico. Bom para desenvolver uma visão sistêmica do negócio. Bom para lidar com os acionistas. Bom para estimular a equipe. Para ser bom em tudo, é preciso se dedicar. As diversas situações devem ser analisadas e as decisões devem ser tomadas muito rapidamente. E são muitas variáveis: os clientes, os acionistas, o mercado, o concorrente. O problema de tanta dedicação é que um bom CEO acaba se envolvendo em demasia e, consequentemente, sofrendo de estresse. Por sua vez, o estresse acarreta dificuldades no processo cognitivo, ou seja, no raciocínio do profissional. A boa notícia é que nem todos os CEOs pagam o preço por ter chegado no topo. O bom CEO consegue lidar com todas as variáveis de forma eficiente. É verdade que raros são os que conseguem fazer isso sozinhos. Às vezes, eles precisam de alguém para conversar. Mas é possível passar de forma assertiva por situações de estresse, desafios e mudanças. Ao pagar o preço positivo, o CEO chega ao mais alto grau de realização, o que só acontece com pessoas de muito sucesso. Dessa forma, ele gera uma motivação e uma energia que só encontramos em grandes empreendedores.

Postado por: Antonia Zilma
Fonte: www.administradores.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Nesse ponto é valido dizer que entre a eficiencia e a eficacia, na vida gerencial, é melhor optar pela racional utilização dos recursos que se apresentam. O CEO de hoje paga um preço alto por ser terrivelmente eficaz mas, as vezes, razoavelmente eficiente em suas atitudes.

Anônimo disse...

Como muitas funções, a de CEO tem sua grande importancia, e pelo tamanho de sua dimensao pode sim causar muito estress e gerar a dúvida se as pessoas querem ou não pagar o preço dessa responsabilidade.