domingo, 2 de novembro de 2008

Netbooks, escolha o seu!

Laptops ultraportáteis de baixo custo abrem um novo ciclo de inovações na indústria dos PCs


Quando há um ano a fabricante taiwanesa Asus lançou o Eee PC, seu mininotebook de baixo custo, boa parte da indústria encarou o equipamento apenas como uma curiosidade.
O computador, de dimensões reduzidas e pouca capacidade de memória, foi considerado pouco atraente aos consumidores. Contudo, menos de seis meses após seu lançamento, o EeePC atingiu 1 milhão de unidades vendidas e a experiência da Asus foi copiada por todos os grandes fabricantes, inaugurando uma nova categoria de computadores: os Netbooks.
Os Netbooks são um dos sucessos mais inesperados deste ano de 2008 e conquistaram o mundo com sua proposta de um equipamento menor, mais leve e mais em conta que um notebook convencional. Com a chegada do processador Intel Atom, o produto amadureceu e se tornou ainda mais versátil.

Surgimento dos netbooks
O conceito dos Netbooks nasceu no ano passado, com o Eee PC 701 da Asus. Apesar de bem simples, o Eee PC 701 (processador Celerom-M de 900 MHz, tela LCD de 7 polegadas, 512 MB de RAM, 4 GB de disco de memória Flash e Linux Pré-instalado) caiu no gosto do público em geral.
Após esse sucesso, algumas empresas aderiram a esse segmento de mercado. No entanto, o grande impulso aos netbooks foi dado em meados deste ano, com a chegada do processador Atom da Intel, que substituiu o modesto Celeron-M por um chip mais moderno e menor em tamanho e consumo. Segundo a própria Intel, a plataforma Atom tem apenas um terço do desempenho da atual plataforma Centrino, característica que torna os netbooks equipamentos interessantes para aqueles que concentram suas atividades na coleta de dados, elaboração de textos, preenchimento de planilhas e atividades ligadas à Internet.
Vale destacar que outro incentivo aos mininotebooks veio da gigante Microsoft, que oficializou seu apoio às máquinas estendendo o suporte do Windows XP para essa plataforma, garantindo assim um amplo suporte de hardware e software para o produto.
Fonte: Olhar Dgiital Uol
Por: João Marcos Pinto -20770056

Nenhum comentário: